_edited.jpg)
A retomada continua
A demarcação de terras é a principal luta do movimento indígena no Brasil. Embora a Constituição de 1988 reconheça o direito originário dos povos indígenas às terras que tradicionalmente ocupam, a efetivação desse direito ainda enfrenta grandes desafios.
Esses territórios asseguram a reprodução fisica, cultural e ambiental de 283 povos. No total, são 305 povos indígenas existentes em todo o país Hoje, o Brasil conta com 810 Terras Indígenas identificadas, das quais 521 estão homologadas. Esses territórios asseguram a sobrevivência cultural, social e ambiental de 283 povos indígenas em todo o país.

Contribuir para a regeneração da Caatinga
Apoiar iniciativas agroecológicas de regeneração de áreas degradadas da Caatinga, bioma exclusivamente brasileiro.
Visibilizar os povos indígenas do Nordeste
Fortalecer presença ancestral e cultural de povos indígenas do Nordeste, rompendo com estereótipos e narrativas de invisibilidade.
Formar jovens indígenas no audiovisual
Instrumentalizar novas vozes indígenas na linguagem audiovisual, ampliando as possibilidades de representatividade.

Povos indígenas do Nordeste
Os povos indígenas do Nordeste desafiam os estereótipos que marcam o imaginário de muitos brasileiros. Foram os primeiros a enfrentar os colonizadores portugueses e, para resistir, precisaram se misturar com outras etnias e também com não indígenas. Esse processo os tornou alvo de invisibilidade histórica e levou à perda de muitas línguas originárias, mas não apagou sua luta, sua cultura e sua força de resistência.
13%
do território nacional
Terras Indígenas ocupam cerca de 13% do território nacional, funcionando como barreiras fundamentais contra o desmatamento
1.694.836
pessoas indígenas
O Censo 2022 registrou 1.694.836 pessoas indígenas, ou 0,83% da população brasileira.
80%
da biodiversidade do planeta
Os povos originários são responsáveis pela preservação de 80% da biodiversidade do planeta
1%
da população do Nordeste
No Nordeste vivem aproximadamente 529 mil indígenas, representando 0,99% da população da região (IBGE 2022).
